loader image

ENSINO

INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS

Os estudantes matriculados no PPDH devem se inscrever em disciplinas através do portal SIGA da UFRJ. Caso a grade horária não esteja disponível no sistema, o/a estudante pode buscar a disciplina através do código informado na grade horária de disciplinas pela secretaria do PPDH.

Os estudantes de outros Programas de Pós-Graduação, para inscrição nas disciplinas ofertadas pelo PPDH, devem enviar comprovante de matrícula em um PPG para o e-mail ppdh@nepp-dh.ufrj.br, com a solicitação, informando o nome da disciplina que deseja cursar, e consultar o docente responsável pela disciplina.

Os prazos para as inscrições em disciplinas constam nos calendários acadêmicos aprovados pela UFRJ anualmente e divulgados na página da PR2.

DISCIPLINAS

Programação Disciplinas PPDH 2023/2- De 07/08/2023 até 20/12/2023

Estudos de Desigualdade e Cidadania - NEP702

Dia: Quinta-feira (Turma  11779)
Horário: 17:00 – 20h

Docentes: Anna Marina e Elaine Constat

Este curso pretende fornecer um panorama teórico, metodológico e empírico sobre o tema da desigualdade social. Discutiremos aqui, sob um olhar interdisciplinar, considerando a interseccionalidade, trabalhos nacionais e internacionais que têm procurado construir propostas, definir categorias e encontrar processos que engendram desigualdades das mais diversas, como é o caso das de classe, gênero e raça. Em seguida, a disciplina abordará algumas pesquisas empíricas que mensuram padrões e tendências da operacionalização das desigualdades (não só materiais, mas também simbólicas). Por fim, o curso objetiva analisar como as políticas públicas podem ser uma via importante no combate às desigualdades e promoção da cidadania.

* Disciplina obrigatória da Linha 2

O pensamento Mbembiano e seus desdobramentos no campo dos Direitos humanos: brutalismos em questão. - NEP 706

Dia:  Segunda-feira (Turma 11770)
Horário: 18h – 21h

Docente: Sergio Luiz

INVENÇÃO DA RAÇA. O DEVIR NEGRO. BIOPODER E NECROPOLÍTICA. O MÉTODO MBEMBIANO. VIRILISMO. DEMOCRACIA E RACISMOS. O DEVIR DO SUJEITO. ASPECTOS CONCEITUAIS DOS DIREITOS HUMANOS. POLÍTICAS DA INIMIZADE.

* Disciplina Eletiva

Tempo, cuidado e corporeidade no contexto de políticas públicas em direitos humanos - NEP792

Dia: Quinta-feira  (Turma 11771)
Horário: 9h- 12h

Docentes: Laura Murray

“Estou sem tempo”, “Tempo é dinheiro”, “O relógio biológico”. A gente convive e sente diariamente as pressões do capitalismo através de suas estratégias biopoliticas de controle, ˜produtividade˜ e vigilância de nosso tempo e nossos corpos. Esta disciplina experimental propõe explorar a relação entre o tempo, o cuidado, o corpo e políticas públicas em direitos humanos a partir de perspectivas diversas e transdisciplinares, incluindo questões relacionadas à psicologia, a história, antropologia, direito penal, saúde sexual e reprodutiva. Especificamente, atentaremos para a relação entre o tempo e a saúde mental, o tempo e direitos (de posse, de “bens”, de penas) o tempo e “cuidado” (de sí, dos outros, da terra), e especialmente, entre o tempo e a saúde sexual e reprodutiva (maternidade, fertilidade, menapausa, velhice e sexualidade) – sempre com um olhar para as políticas públicas, ativismos e marcadores sociais de diferença de raça, gênero, sexualidade, territorio, étnia, classe e idade em todas as relações citadas.

* Disciplina Eletiva

O trabalho escravo ilegal e contemporâneo: a história, a discussão do conceito, os atores e os desafios do presente. - NEP723

Dia: Quinta-feira (Turma 11772)
Horário: 14h-17h

Docentes: Ricardo Rezende e Maria Celeste

Na disciplina pretende realizar reflexões sobre a escravidão ilegal e contemporânea no Brasil rural e urbano, o aliciamento e a migração involuntária de nacionais no território brasileiro e, pelas mesmas e outras razões, por estrangeiros no Brasil, além de casos tratados no Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Será estabelecido um debate sobre a história do conceito no romance e na imprensa, na legislação e as discussões teóricas na academia e as políticas públicas pensadas e/ou implementadas como resposta ao problema, para além das judicializações realizadas.

* Disciplina eletiva

Políticas Públicas em Educação - NEP705

Dia: Segunda-feira (Turma 11774)
Horário: 18h-21h

Docentes: Jussara Marques

Concepção dos temas de políticas públicas e educação. Interface teórica entre o pensamento educacional e o pensamento político. Seus princípios, conceitos e aplicações nas Ciências Humanas. O princípio do mercado como regulador das políticas públicas para a educação brasileira. Educação Básica, Educação Superior e trabalho docente.

* Disciplina Eletiva

Política , Políticas Públicas e Direitos Humanos no Brasil - NEP715

Dia: Quinta-feira  (Turma 11775)
Horário: 14h-17h

Docente: Jadir Brito e Fernanda Barros

O objetivo do curso é promover estudos sobre política e direitos humanos , discutindo as implicações desta relação nas políticas públicas em Direitos Humanos no Brasil e na América Latina. A primeira parte é das análises teórico-metodológicas quanto às políticas públicas. Neste sentido, avalia as dimensões das políticas públicas:tipo de políticas públicas, atores de políticas públicas, fases do processo de elaboração das políticas públicas (formação da agenda, formulação de alternativas, tomada de decisão, implementação, avaliação, extinção), instituições, bem como estilos de política pública. Em consonância, analisa os indicadores sociais, receitas, gastos relativos às políticas sociais. . Na segunda parte o curso envolve estudos sobre os retrocessos políticos e de direitos diante do avanço do neoliberalismo, do neoconservadorismo e da extrema-direita na América-Latina, observando como estes processos reconfiguram a exploração socioeconômica e as opressões do racismo, sexismo, misogenia, lgbtfobia ,aporofobia, capacitismo, dentre outras. O curso envolve estudos sobre papel das plataformas digitais e redes sociais na arena dos direitos humanos e da participação política, debatendo as violações de direitos, disputas e afirmações de agendas no ambiente digital e na realidade social e os seus impactos nas políticas públicas. O campo de parte do curso compreende a teoria crítica dos direitos humanos, estudos políticos decoloniais, teoria da totalidade social e a teoria crítica da raça.

* Disciplina Eletiva

A crise da política e a nova direita - NEP791

Dia: Terça-feira (Turma 11776)
Horário: 18h-21h

Docentes: Marildo Menegat

Um estudo das relações entre a ‘nova direita’ (new-right) e as formas constitutivas da sociedade moderna. O pensamento liberal que advoga serem as guerras e os fascismos do século XX um ‘desvio’ do andamento racional da história será problematizado. A nova direita é lida, neste curso, como um aprofundamento sintomático da crise fundamental do capitalismo. Sua relação de continuidade com os períodos anteriores e, ao mesmo tempo, sua origem mais recente nos anos 1960/70, serão parte da pesquisa que nos remeterá ao agravamento da crise em 2008 e a aparição à luz do dia de novos movimentos de dissolução da sociedade.

* Disciplina eletiva

Crise hegemônica, territórios e Direitos Humanos - NEP794

Dia: Quarta-feira (Turma 11778)
Horário: 17:30h-21:30h

Docentes: Patricia Rivero e Pedro Claudio Cunca

Propõe-se uma análise do conceito de crise de hegemonia a partir de teóricos da ciência política e da sociologia política inseridos dentro da teoria crítica e da teoria sistêmica. A partir dessas análises serão abordadas as relações entre esfera pública e privada à luz de fenômenos políticos e culturais como racismo e sexismo, violência, corpo, territórios, extremismos políticos, fundamentalismos religiosos, e servirão de exemplo didático para pensarmos nos desenhos de políticas públicas em direitos humanos.

* Disciplina Eletiva

Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos e Diversidade Sexual - NEP739

Dia: Terça-feira  (Turma 11780)
Horário: 9h-12h

Docente: Marcos Vinicius

 

* Disciplina Eletiva

Psicologia Social e Crítica Criminológica - NEP754

Dia: Segunda-feira (Turma 11777)
Horário: 13:30h-16:30h

Docentes: Pedro Paulo Bicalho

Atividades Programadas I - NEP750

(Turma 11782)

*Disciplina de manutenção de vínculo

Atividades Programadas II - NEP751

(Turma 11783)

*Disciplina de manutenção de vínculo

Estudos de Desigualdade e Cidadania - NEP702

Dia: Quarta-feira (Turma 13830)
Horário: 17h-20h

Docentes: Ricardo Rezende e Pedro Claudio Cunca

Abrangerá os aspectos teóricos e as principais correntes analíticas sobre as  desigualdades em suas múltiplas dimensões. Também enfatizará o processo de  luta política em torno da consolidação dos direitos em sentido histórico e  espacial (nacional e internacional); a dimensão classista da luta política pelos  direitos; o processo de construção e consolidação da cidadania ao longo da  história; a luta pelos direitos sociais no Brasil; o estado da arte Do debate sobre  desigualdades no Brasil.

* Disciplina obrigatória da Linha 2

Estado, Partido e Representação Política - NEP791

Dia: Quinta-feira (Turma 13907)
Horário: 17h-20h

Docentes: Fernanda Barros

A disciplina objetiva contornar as principais dimensões teóricas da Ciência  Política acerca das concepções de Estado, governo e governabilidade. Nesses  meandros, propõe a análise do comportamento político e suas inflexões quanto  ao processo democrático. Com ênfase à participação popular na construção de  políticas públicas de direitos humanos na contemporaneidade. Para avaliação, a  disciplina adotará a produção de artigo científico, ao final do curso, a partir dos  teóricos versados na ementa.

* Disciplina Eletiva

Narrativas Plurais: discutindo gênero, sexualidade e raça numa perspectiva interseccional - NEP753

Dia: Segunda-feira  (Turma 13917)
Horário: 17h-20h

Docentes: Anna Marina e Sergio Luiz

Gêneros e sexualidades. Políticas públicas para mulheres, políticas LGBTIS, políticas Queer, ou transviad@s. Estudo de gênero e sexualidades na contemporaneidade. Perspectivas interseccionais.

* Disciplina Eletiva

Políticas Públicas em Educação - NEP705

Dia: Terça-feira (Turma 13918)
Horário: 17h-20h

Docentes: Jussara Macedo

Concepção dos temas de políticas públicas e educação. Interface teórica entre o  pensamento educacional e o pensamento político. Seus princípios, conceitos e  aplicações nas Ciências Humanas. O princípio do mercado como regulador das  políticas públicas para a educação brasileira. Educação Básica, Educação  Superior e trabalho docente.

* Disciplina Eletiva

Política de Direitos Humanos no Brasil: Raça, Gênero e Neoliberalismo - NEP757

Dia: Segunda-feira  (Turma 13922)
Horário: 14h-17h

Docentes: Jadir Brito

O objetivo do curso é promover estudos sobre as relações entre política e direitos  humanos no Brasil e na América Latina a partir dos seguintes chaves analíticas: 1)  democracia na periferia capitalista; 2) paradoxos dos direitos humanos, epistemologia,  estado penal e violência estrutural; 3) neoliberalismo, política e direitos humanos 4)  teoria política contemporânea: opressão e exploração 5) raça, gênero e representação  política; 6) direitos humanos, neoconservadorismo e extrema-direita; 7) teorias sobre  as imbricações entre raça, gênero, classe e território; 8) estudos decoloniais afro indígenas/latinoamericanos e 9) gênero, raça, desigualdades e economia política . A  disciplina propõe realizar análises sobre a conjuntura da política e direitos humanos e,  também da política de direitos humanos no Brasil sob contexto do avanço do  neoliberalismo, do neoconservadorismo, da extrema-direita, das novas  reconfigurações do racismo, do sexismo e do aumento da violência estrutural. A partir  destes aspectos o curso promoverá estudos sobre os direitos humanos no contexto  das novas configurações do poder político no Brasil e na América Latina, pensando as  relações entre política e direitos humanos para analisar as crises das instituições  políticas do Estado e as reconfigurações dos aparelhos privados de hegemonia. O curso  propõe debater política e direitos humanos no Brasil contemporâneo, refletindo sobre  o papel das redes sociais, das plataformas digitais, das ações dos ativismos políticos e  dos movimentos sociais no Brasil atual. Assim, a relação entre política e direitos  humanos, será examinada a partir da consideração dos paradoxos epistemológicos,  políticos, econômicos , sociais e regionais dos direitos humanos, enquanto fatores  centrais nas crises da democracia periférica, seja as instituições estatais de poder, seja  na mobilização das lutas sociais de populações e grupos oprimidos e explorados, que  atuam contra os retrocessos e os bloqueios aos direitos sociais e às políticas públicas  em direitos humanos no Brasil e na região.

* Disciplina Eletiva

Atividades Programadas I - NEP750

Turma 13961

Atividades Programadas II - NEP751

Turma 13965

Pesquisa de Dissertação PPDH - NEP752

Turma 13972

Estágio em Docência PPDH - NEP799

Turma 13968

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS E ELETIVAS

Os cursos do PPDH oferecem disciplinas obrigatórias e eletivas com inscrições abertas a todos/as os/as alunos/as regularmente matriculados.

Os/as estudantes devem cursar, no mínimo, o total de 2 (duas) disciplinas obrigatórias e 2 (duas) disciplinas eletivas antes de realizar o exame de qualificação. A grade curricular é composta pelas seguintes disciplinas obrigatórias: 

  1. Teorias e Métodos da Pesquisa em Direitos Humanos (NEP700): ofertada apenas no 1o semestre de cada ano letivo (obrigatória para todos/as os/as mestrandos)

  2. Estado, Política e Teoria dos Direitos Humanos (NEP701): ofertada apenas no 2o semestre de cada ano letivo (obrigatória para os/as mestrandos/as sob orientação de professores/as vinculados/as à linha de pesquisa 1)

  3. Estudos de desigualdade e cidadania (NEP702): ofertada apenas no 2o semestre de cada ano letivo (obrigatória para os/as mestrandos/as sob orientação de professores/as vinculados/as à linha de pesquisa 2).

As disciplinas eletivas ofertadas a cada semestre letivo são discutidas e aprovadas pela Comissão Deliberativa do PPDH e informadas previamente aos estudantes. É possível que uma das disciplinas eletivas seja cursada em outros programas de pós-graduação, que devem emitir comprovação a ser entregue na secretaria do PPDH para fins de inserção no histórico escolar do/a estudante.

Os estudantes que concluírem as disciplinas obrigatórias e eletivas, mas não estiverem com a defesa marcada, devem se inscrever em disciplinas do PPDH que garantem a manutenção do vínculo com a UFRJ e consistem em participação nas atividades de orientação para a elaboração da dissertação. São as seguintes:

  1. Atividades programadas I (NEP750)
  2. Atividades programadas II (NEP751)
  3. Pesquisa de dissertação (NEP752)


O(a)s estudantes que desejarem realizar estágio de docência durante o mestrado, devem entrar em contato direto com a(o) professor(a) responsável pela disciplina de graduação na qual o(a) aluno(a) realizará o estágio. Obtendo a autorização do(a) docente, a(o) aluna(o) deve realizar a inscrição na disciplina
“Estágio de Docência” (NEP799) através do portal do aluno. Essa inscrição também serve para a manutenção de vínculo, no caso de já ter cumprido todos os créditos necessários, dispensando, portanto, a inscrição em atividades programadas.

CALENDÁRIO ACADÊMICO

O Calendário acadêmico dos Programas de Pós-Graduação da UFRJ costuma ser aprovado anualmente pelo Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) e pelo Conselho Universitário da UFRJ (Consuni) Os calendários são sempre divulgados na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR2) da UFRJ. Para conferir os últimos calendários acadêmicos aprovados, consulte o link abaixo.

A disciplina articula saúde pública e saúde coletiva com saúde global a partir da centralidade social e espacial das periferias e favelas. Aberta e em diálogo com as disciplinas dadas com recorte conceitual transversal pelas Professoras Miriam Ventura do IESC-UFRJ e Laura Murray do NEPP-DH.

* Disciplina Eletiva

Psicologia Social e Crítica Criminológica - NEP754