loader image

PROGRAMA

QUEM SOMOS

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH) é o Programa de Pós-Graduação stricto sensu do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH), órgão suplementar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. O curso de Mestrado acadêmico do PPDH está ligado à área de Ciência Política e Relações Internacionais (CP&RI) na subárea de Políticas Públicas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O PPDH começou as atividades em 2015 e, de lá para cá, ampliou as políticas de ação afirmativa para ingresso, adotadas desde 2016.

O PPDH tem como objetivo gerar conhecimento na área de pesquisa em Políticas Públicas em Direitos Humanos; oferecer capacitação para o ensino de graduação e de pós-graduação; promover a formação científica para o desenvolvimento de pesquisa na área; estimular parcerias no âmbito das linhas de pesquisa do programa; promover a formação de recursos humanos e a difusão de pesquisa; e promover a articulação da pós-graduação com a graduação dos programas em que o NEPP-DH é proponente (Art. 2o do Regulamento).

Nosso curso de Mestrado se organiza em duas áreas de Concentração ou Linhas de Pesquisa: a Linha 1, denominada Estado, políticas públicas nacionais e internacionais em Direitos Humanos e a Linha 2, Violências, desigualdades e promoção de cidadania. O corpo docente possui formação interdisciplinar, incluindo docentes externos vinculados a grupos de pesquisa, projetos e iniciativas do Nepp-DH.

Desde sua criação, o Programa investe na formação crítica e inovadora, a fim de contemplar as ambiguidades e contradições próprias ao campo normativo e prático dos Direitos Humanos e de suas políticas públicas. O PPDH se diferencia de outros programas de tipo setorial ou disciplinar a medida em que alia cultura científica e de Direitos Humanos e desenvolve competências para pensar políticas e projetos que fortaleçam o acesso aos Direitos Humanos.

A Revista Metaxy, publicação oficial do Programa, busca fortalecer a pesquisa, a interpretação de fenômenos, conjunturas e relações sociais a partir de uma perspectiva transdisciplinar. A colaboração intelectual de alunos nos primeiros números estimulou a criação da Revista Akeko, periódico eletrônico de discentes do PPDH.

A organização acadêmica e administrativa do PPDH é de responsabilidade da Coordenação e da Comissão Deliberativa (CD) do Programa, tendo como apoio executivo a Secretaria do Curso. O ingresso no PPDH é realizado anualmente através de processo seletivo público, cujo edital é amplamente divulgado em nossos canais institucionais na internet, redes sociais e em nossa sede. Para mais informações sobre a estrutura acadêmica e administrativa, consulte o Regulamento do PPDH.

 

BREVE HISTÓRICO

O Nepp-DH tem expressiva inserção social que se dá através de políticas de extensão, pesquisa e atendimento regional, garantidas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRJ (PDI/UFRJ 2020), combinando conhecimento multi e interdisciplinar, produção acadêmica e extensão, gerando, assim, forte interlocução com a sociedade.

Seguindo a tônica do Nepp-DH, o PPDH se insere numa nova área interdisciplinar da universidade brasileira, fundamental para responder aos problemas nascidos das urgências de demandas ligadas a violações estruturais e conjunturais de direitos dos povos, dos grupos sociais e das pessoas, bem como das dificuldades estruturais, institucionais e culturais para a implementação de políticas públicas de bem-estar.

Temos como missão promover e difundir conhecimento em Direitos Humanos e nas políticas que lhes dão acesso, proteção ou enfrentamento às suas violações. Buscamos fazê-lo por meio da excelência em ensino, pesquisa, extensão e inovação, formando e qualificando pessoas para contribuir para uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática. Ao concretizar nossa missão, o Programa firma-se como referência na área de Direitos Humanos, desenvolvendo capacidades e instrumentos que contribuem para a difusão de competências aplicadas para a gestão de políticas de governo, de instituições e de movimentos sociais no campo dos Direitos Humanos.

O PPDH responde ao desafio de pensar e trabalhar pela reconstrução dos Direitos Humanos a partir de realidades e demandas distintas nos planos nacional e internacional, desde uma pluralidade de conflitos e relações sociais, setoriais e espaciais específicas, o que exige um enorme esforço de articulação de saberes e práticas. Buscamos atender o desafio de relacionar a esfera pública e a participação social com a reconstrução de um paradigma político com base nos Direitos Humanos, como dimensão prática e normativa da afirmação da dignidade humana, conforme afirma a Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948 e em outros documentos internacionais.

INFORMAÇÕES